sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tablet da Motorola chega em abril ao Brasil

O Motorola Xoom, tablet com Android 3.0 anunciado ontem pela fabricante na CES 2011, será lançado em meados de abril no mercado brasileiro. Segundo Sérgio Buniac, diretor-geral da divisão de produtos móveis da Motorola Brasil, o tablet chega em duas versões: com Wi-Fi e 3G.

O Xoom usa um processador de núcleo duplo de 1 GHz e vem com uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas de alta definição. O Android 3.0, codinome "Honeycomb", traz novos aplicativos e funções adaptados para a tela maior dos tablets, incluindo alguns apps do Google, como o Maps 5.0 com 3D integrado.

A primeira versão a chegar às lojas, ainda em abril, deve ter apenas conectividade Wi-Fi, com a opção com 3G integrado a partir de maio. Segundo Buniac, o smartphone Olympus (chamado de Atrium 4G nos Estados Unidos) será vendido na mesma época no mercado brasileiro.

Nos Estados Unidos, o Xoom terá atualização via hardware para redes LTE (4G) por meio da instalação de uma nova placa. O preço do Xoom não foi divulgado, mas o aparelho deve ficar com preços em torno dos valores praticados pela Apple com o iPad no mercado local.

Nível de spam cai em todo o mundo.

O número de emails indesejados (ou spams) em todo o mundo teve uma queda acentuada nos últimos meses, de acordo com a empresa de segurança na internet Symantec Hosted Solutions.

O volume destes emails vinha caindo desde agosto, mas houve uma redução aguda no período do Natal. A empresa detectou cerca de 200 bilhões de spams enviados diariamente em agosto, mas apenas 50 bilhões em dezembro. Na época do Natal, três dos maiores responsáveis pelo envio de spam diminuíram suas atividades, de acordo com Paul Wood, analista da Symantec Hosted Solutions. "Mas é difícil definir o porquê", disse Wood à BBC. Apesar de ainda não se saber a razão para esta queda acentuada, analistas do setor afirmam que esta trégua pode não durar.

Wood lembra que quedas acentuadas no envio de spam já ocorreram antes. "Geralmente (as quedas) tem sido associadas com a interrupção das redes botnet. Até onde podemos observar, a Rustock ainda está intacta", disse. Isto significa que os que controlam a rede Rustock poderiam ter continuado enviando os emails indesejados, mas, por alguma razão, escolheram não fazê-lo.

Uma possível explicação para a queda é que os internautas que enviam spam estão simplesmente se reorganizando antes de uma nova ação. Segundo Carl Leonard, pesquisador da companhia de segurança Websense, os responsáveis pelo envio de spam são totalmente motivados pelo lucro. "Então, se uma campanha não está dando o retorno que eles querem, eles podem parar, se reorganizar e tentar outra coisa", disse. No entanto, Paul Wood afirma que ações contra o spam, lançadas recentemente, conseguiram ser bem sucedidas e tornaram a vida mais difícil a vida dos que enviam estes emails indesejados.